Crianças
Calendário de vacinação infantil
DTPa: Proteção contra difteria, tétano e coqueluche para menores de sete anos de idade. DTPa-IPV: Vacinação de reforço contra difteria, tétano, coqueluche e poliomielite entre 5 e 13 anos de idade.
Três (GSK) ou dois antígenos purificados de pertussis (acelular); toxoides tetânico e diftérico inativados; e na DTPa- IPV três sorotipos do vírus da pólio inativados. O adjuvante é o hidróxido de alumínio.
DTPa: GlaxoSmithKline/Sanofi Pasteur. Recomenda-se que as três primeiras doses da vacina sejam do mesmo fabricante. DTPa-IPV: Sanofi Pasteur.
Intramuscular
DTPa: 2, 4, 6 e 15 meses de vida. Reforço entre 4 e 6 anos de idade. Manter reforço de 10/10 anos com dT (dupla tipo adulto) ou, idealmente, com dTpa (tríplice bacteriana acelular de reforço ou “adulto”). Entre a terceira dose e o primeiro reforço, deve-se respeitar intervalo de 6 meses . DTPa-IPV: Reforço a partir dos 5 anos até os 13 anos. Ideal quando há necessidade de um reforço da vacina tríplice bacteriana e um reforço contra a poliomielite.
Podem ocorrer febre baixa, dor, calor e edema local. Ocasionalmente, forma-se nódulo subcutâneo. Raramente podem ocorrer irritabilidade, sonolência, convulsões febris (< 4 anos de idade), febre alta e evento hipotônico hiporresponsivo.
Doença febril aguda; história de reação grave após administração anterior de vacinas DTPa ou Poliomielite; encefalopatia por até 7 dias após vacinação com componente pertussis; Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas. Reações com a vacina de células inteiras (inclusive a Penta do serviço público) não contraindicam a vacinação com a vacina acelular, com exceção das reações graves..