Crianças
Calendário de vacinação infantil
Também conhecida como tríplice bacteriana apresenta associação dos toxoides tetânico e diftérico e de células mortas e inteiras de Bordetella pertussis. Esta vacina está entre as melhores no que se refere à proteção.
Utilizadas para reforço a partir dos quatro anos de idade. Podem ser utilizadas para reforços em caso de ferimentos. Em caso de vacinação primária, apenas como uma das doses do esquema. Recomendada na gestação, após as 20 semanas de gestação, idealmente entre 28 e 36 semanas, também sempre em dose única. No Reino Unido a vacina aplicada em gestantes é a dTpaIPV, no Brasil a dTpa.
GlaxoSmithKline/Sanofi Pasteur.
Intramuscular
Sempre dose única, seja como reforço ou fazendo parte de esquema primário.
Podem ocorrer febre baixa, dor, calor e edema local. Ocasionalmente, forma-se nódulo subcutâneo. Raramente podem ocorrer irritabilidade, sonolência, e febre alta.
Doença febril aguda; história de reação grave após administração anterior de vacinas DTPa ou Poliomielite; encefalopatia por até 7 dias após vacinação com componente pertussis; Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas. Reações com a vacina de células inteiras (inclusive a Penta do serviço público) não contraindicam a vacinação com a vacina acelular, com exceção das reações alérgicas graves.