Crianças
Calendário de vacinação infantil
Meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B.
Proteção para crianças acima de 2 meses de idade, adolescentes e adultos contra o meningococo do sorogrupo B.
Existem hoje duas vacinas disponíveis. Ambas são inativadas, portanto, incapazes de causar infecção.
Alta imunogenicidade. A eficácia poderá variar com a correspondência com os subtipos circulantes, atualmente estimada em cerca de 80% no Brasil.
Intramuscular
Três doses com intervalo de dois meses (mínimo um mês) e um reforço no segundo ano de vida. Sugestão: aplicar aos 3, 5 e 7 meses. Reforço aos 13 meses.
Duas doses com intervalo mínimo de dois meses. Um reforço no segundo ano de vida, mínimo de dois meses da segunda dose. Sugestão: aplicar aos sete e nove meses. Reforço aos 13 meses.
Duas doses com intervalo mínimo de dois meses, com um reforço um a dois anos após.
Duas doses com intervalo mínimo de dois meses.
Duas doses com intervalo mínimo de um mês.
Atenção: as vacinas não são intercambiáveis. Se, por qualquer motivo, for aplicado produto distinto do usado anteriormente para qualquer dose do esquema, prosseguir com a próxima dose programada da vacina inicialmente aplicada, com no mínimo de um mês de intervalo em relação à última dose.
Podem ocorrer (mais de 10% dos vacinados) febre, cefaleia, diarreia, náuseas e vômitos, mialgia e artralgia, cansaço, calafrios e dor, edema e vermelhidão no local da aplicação. Geralmente, são quadros de intensidade leve a moderada e transitórios.
Entre +2ºC e +8ºC. Não congelar.