Crianças
Calendário de vacinação infantil
Protege contra infecção pelos quatro tipos de vírus influenza contidos na vacina, um tipo B a mais do que a trivalente. Indicada à partir dos 06 meses de idade.
Vírus cultivados em ovos embrionados, inativados e fracionados. É produzida anualmente com as cepas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde para o Hemisfério Sul. Contém traços de neomicina, dependendo do Fabricantes. Eficácia: de 70% a 90%.
Cepas 2022:
A / Victoria (H1N1)
A / Darwin (H3N2)
B / Austria (Victoria)
B / Phuket (Yamagata)
GlaxoSmithKline / Sanofi Pasteur.
Intramuscular (preferencialmente) ou subcutânea.
Apresentação infantil (0,25mL, Sanofi): 6 a 35 meses de idade: no primeiro ano de vacinação devem ser aplicadas duas doses com intervalos de 30 dias entre cada dose. Após primeiro ano de vacinação, somente uma dose por ano. Caso a criança tenha recebido apenas uma dose no primeiro ano, deve receber duas doses no segundo. A apresentação infantil pode ser substituída por metade da dose da apresentação adulto. Apresentação adulto (0,5mL): 6 a 35 meses meia dose, com as recomendações acima. 3 a 8 anos de idade: no primeiro ano de vacinação devem ser aplicadas duas doses com intervalos de 30 dias. Acima de 8 anos uma dose desde o primeiro ano de vacinação. Vacina GSK, 0,5 ml a partir dos seis meses de idade.
Dor localizada, vermelhidão e inchaço no local. Podem ocorrer febre baixa e cansaço muscular. É rara a ocorrência de febre alta, já tendo sido registrada convulsão febril com relação temporal à aplicação da vacina.
Anafilaxia e outras alergias “graves” aos componentes da vacina; doenças febris agudas. Anafilaxia ou alergia grave a ovo deixou de ser contraindicação, tendo em vista concentrações muito baixas da proteína do ovo na Composição da vacina, e ausência de eventos graves em pessoas vacinadas, com história de anafilaxia prévia. Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas.
Entre +2 e +8ºC. Não pode ser congelada.