Crianças
Calendário de vacinação infantil
O HPV, Papilomavírus humano, é um vírus que acomete a pele e as mucosas oral, anal ou genital ( vulva, vagina, colo de útero, pênis ) e se manifesta sob a forma de verrugas ou de lesões planas que não são perceptíveis ao olho nu.
Trata-se de uma infecção adquirida através de contato sexual ou através do canal do parto em recém-nascidos de mães acometidas.
Existem vários tipos de papilomavírus humanos sendo que alguns deles podem provocar câncer de colo do útero e outros provocar verrugas genitais, anais ou orais vulgarmente conhecidas como “crista de galo”.
Indicada para mulheres entre 9 e 45 e homens entre 9 e 26 anos de idade. No caso de mulheres e homens de idade maior acata-se e retém-se a prescrição médica. Oferece proteção contra cânceres do colo do útero, vulva, vagina e ânus causados pelos 7 tipos oncogênicos do HPV contidos na vacina. Protege de verrugas anogenitais causadas por tipos 6 e 11 (90%). Proteção cruzada para outros HPVs é possível.
Subunidades dos tipos de HPV 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58. Excipientes: alumínio (como adjuvante sulfato de hidroxifosfato de alumínio amorfo), cloreto de sódio, L-histidina, polissorbato 80, borato de sódio e água para injetáveis. Não contém conservantes ou antibióticos.
MSD
Intramuscular profunda na região do deltoide.
Os efeitos adversos mais comuns observados com GARDASIL® 9 são: dor, inchaço, vermelhidão, coceira, hematoma, sangramento e uma protuberância no local da injeção, dor de cabeça, febre, náusea, tontura, cansaço, diarreia, dor abdominal, dor de garganta. Como em toda vacina, há possibilidades de reações alérgicas imediatas mais graves, mas o risco conhecido é pequeno.
Menores de 9 anos de idade. Pessoas que tenham apresentado reação grave com dose anterior desta vacina ou da vacina quadrivalente. Pacientes que tenham apresentado hipersensibilidade a qualquer excipiente da vacina. Gestantes. Doença febril aguda.
Pode ser aplicada no mesmo dia com outras vacinas. A vacina não possui efeito terapêutico.
IMPORTANTE: A VACINAÇÃO NÃO DIMINUI A NECESSIDADE DOS EXAMES GINECOLÓGICOS PERIÓDICOS (PAPANICOLAU/CITOLOGIA).
MESMO PACIENTES PREVIAMENTE VACINADOS COM A QUADRIVALENTE, NECESSITAM DE ESQUEMA COMPLETO DA NONAVALENTE
Entre +2 e +8ºC. Não congelar.