Vacinas

Febre Amarela

Essa vacina é indicada para:

  • Crianças
  • Adolescentes
  • Adultos
  • Idosos
  • Pacientes Especiais

febre amarela é uma doença viral potencialmente grave. A maior parte dos infectados apresenta poucos ou nenhum sintoma, mas transmite a doença caso seja picado por um mosquito e esse mosquito pique outra pessoa. Entre os que adoecem, a enfermidade pode ser muito severa, com letalidade que varia de 30 a 60%.

Proteção contra febre amarela para residentes em áreas de risco (inclui Minas Gerais) e viajantes. Aplicada a partir de 9 meses de idade.

Vacina de vírus vivo atenuado Cepa 17D-204. Imunogenicidade superior a 95%. A proteção se inicia a partir de dez dias após a vacinação.

Sanofi Pasteur

Subcutânea.

Aplicada a partir de 9 meses de idade. O PNI recomenda dose única.  Não é mais recomendada vacinação de 10 em 10 anos. Para vacinados abaixo dos dois anos de idade a Sbim considera prudente a aplicação de uma segunda dose pelas maiores chances de falha com a primeira.

Rotina

  • Crianças até 4 anos: duas doses, aos 9 meses e aos 4 anos.
  • Acima de 4 anos: Não há consenso sobre a duração da proteção conferida pela vacina. De acordo com o risco epidemiológico, uma segunda dose pode ser considerada pela possibilidade de falha vacinal.

Cerca de 5% dos vacinados apresentam quadro de febre e dor no corpo, geralmente iniciando-se no quarto dia após a vacinação. Reações fatais já ocorreram, simulando a doença. Encefalite pelo vírus vacinal é rara após 1 ano de idade.

Anafilaxia aos componentes; gestação; imunodeprimidos; uso de corticoides oral ou parenteral por mais de 15 dias (>2mg/kg/dia ou 20mg/dia de prednisona); doenças febris agudas; tratamento com derivados do sangue (consultar equipe médica); quimioterapia e radioterapia nos últimos três meses; alergia grave a ovo; doenças autoimunes (consultar equipe médica), doenças do timo; mulheres amamentando crianças menores de seis meses de idade. Dependendo da situação epidemiológica, é aplicada em gestantes e HIV positivos sem imunodeficiência, com autorização das autoridades de vigilância epidemiológica. Não aplicar acima de 60 anos de idade se não residir em área endêmica ou não for viajar para uma. Pode ser aplicada simultaneamente a qualquer vacina. Deve ser evitada a aplicação no mesmo dia que a vacina tríplice viral em menores de dois anos de idade pela possibilidade de interferência; nesse caso o ideal é intervalar 30 dias. Pode ser aplicada no mesmo dia que a vacina varicela; caso não o seja, recomenda-se intervalo de 30 dias.

Entre+2 e +8c. Inativada pela luz solar direta (não pela artificial).

Não encontrou a sua vacina?

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com