Vacinas

BCG

Essa vacina é indicada para:

  • Crianças

Tuberculose – principalmente as formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo).

Proteção contra formas graves da tuberculose, principalmente nos primeiros cinco anos de vida.

Bacilos atenuados do Mycobacterium bovis; glutamato de sódio.

Fundação Ataulpho de Paiva Administração:

Intradérmica, no braço direito, na inserção do músculo deltoide.

A partir do nascimento, em dose única. O Ministério da Saúde do Brasil não recomenda vacinação acima de 5 anos de idade. Não se aplica segunda dose, salvo em contatos de hanseníase. Menor de cinco anos de idade que recebeu BCG há mais de 6 meses e não tem cicatriz vacinal não deve mais ser revacinado. Evolução da cicatriz vacinal: 2 semanas, pequena elevação avermelhada e dolorosa de 5 a 15mm; 3-4 semanas, pequena bolha com pus, evoluindo à crosta; 4-5 semanas, úlcera de 4 a 10mm de diâmetro; 6-12 semanas, cicatriz de 4 a 7mm.

Úlceras maiores que 10mm que não cicatrizam; abscessos frios subcutâneos; abscessos quentes subcutâneos; linfoadenite; queloide e reação lupoide.

Peso menor que 2000g; lesão de pele no local de aplicação; HIV positivo (consultar equipe técnica); imunodepressão; tratamento com quimioterapia ou radioterapia; uso de corticoide por mais de duas semanas (>2mg/kg/dia ou 20mg/dia de prednisona); febre alta; gravidez. Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo com todas as vacinas.

Entre +2ºC e +8ºC. Não congelar. Inativada pela luz solar direta (não pela artificial).

Obs.: em 2018 o PNI utilizou também outra vacina, fabricada pelo Instituto da Índia. A dose em menores de um ano de idade é de 0,05 ml.

Não encontrou a sua vacina?

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com